Levítico 10
1 E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
2 Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
RESUMO
1. Logo a seguir a Arão ter oferecido sacrifícios a Deus e ter abençoado o povo, os seus dois filhos, Nababe e Abiú, acharam-se no direito de também oferecer sacrifícios a Deus.
2. Pegaram no seu incensário, acenderam-no, colocaram o incenso sobre ele e ofereceram FOGO ESTRANHO a Deus – algo que Ele não tinha ordenado.
3. O mesmo fogo que havia saído do Senhor para consumir o holocausto oferecido em altar, foi o mesmo que consumiu Nadabe e Abiú em julgamento, facto que foi fatal para as suas vidas.
4. “Fogo Estranho” também é traduzido do hebraico como “fogo estrangeiro”. Eles retiraram fogo de um lugar que era o altar do fogo – que era o único fogo legítimo para adoração.
CONCLUSÃO
>> Os filhos de Arão tentaram roubar a autoridade do pai. Porquê? Porque só o seu pai é que tinha chamada – autoridade de Deus – para desempenhar aquelas funções. Arão era o sumo sacerdote instituído por Deus.
>> Ao tomarem a iniciativa de fazer aquela ação sozinhos, sem a autorização de Deus, ofereceram FOGO ESTRANHO diante de Deus e morreram por causa disso.
>> Muita gente também é assim: auto nomeia-se, acha que também podem fazer, que sabem fazer, etc.