Números 22:18-31
18 Então Balaão respondeu, e disse aos servos de Balaque: Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e de ouro, eu não poderia ir além da ordem do SENHOR meu Deus, para fazer coisa pequena ou grande;
19 Agora, pois, rogo-vos que também aqui fiqueis esta noite, para que eu saiba o que mais o SENHOR me dirá.
20 Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser.
21 Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi com os príncipes de Moabe.
22 E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele.
23 Viu, pois, a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho, indo pelo campo; então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
24 Mas o anjo do SENHOR pôs-se numa vereda entre as vinhas, havendo uma parede de um e de outro lado.
25 Vendo, pois, a jumenta, o anjo do SENHOR, encostou-se contra a parede, e apertou contra a parede o pé de Balaão; por isso tornou a espancá-la.
26 Então o anjo do SENHOR passou mais adiante, e pôs-se num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
27 E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão.
28 Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes?
29 E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria.
30 E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.
31 Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.
RESUMO
- CONTEXTO: Ao norte de Moabe (uma terra), vivia um grupo de amorreus, através do qual Israel tinha que passar para conseguir chegar ao Jordão, e por conseguinte, à terra prometida. A derrota dos amorreus é descrita em Num. 21:21-35.
Balaque, o rei de Moabe, receou a passagem dos israelitas pela sua terra e em conjunto com os midianitas e recruta Balaão para amaldiçoar os Israelitas.
Balaque acreditava que o resultado das batalhas era determinado pelos deuses e portanto acreditava que a maldição lhe ia permitir vencer os israelitas. - Balaão era um profeta da Mesopotâmia, perto do Eufrates. Balaão é visto como aquele que escuta Jeová, mesmo que não seja um israelita.
- (ver. 9) Depois de darem o recado a Balaão, os príncipes dos Moabitas passaram a noite lá à espera que Balaão desse uma resposta, mas Deus veio a Balaão dizendo para não amaldiçoar o povo porque ele era BENDITO.
- No dia seguinte, Balaão disse-lhes que não iria com eles, mas Balaque insistiu no seu pedido e Balaão declarou que nem que Balaque lhe desse todas as riquezas, ele não poderia desobedecer ao que Deus lhe tinha dito.
- Deus nessa noite, disse então a Balaão para ir com os Moabitas, mas teria que fazer tudo o que Deus ordenasse.
- (ver. 22) Deus irou-se com Balaão devido à sua prontidão em ir sem questionar as implicações para Israel.
- O relato em relação à jumenta de Balaão serve como uma advertência a ele. Balaão, como profeta de Deus, deveria ter sido aquele a ver o anjo, mas acaba por ser a jumenta.
CONCLUSÃO
>> Deus queria mostrar a Balaão que ele devia seguir à risca aquilo que Deus estava a mandar fazer.
>> Quando Deus nos manda fazer algo, devemos estar sensíveis à voz do Espírito Santo para não cair em erros.
>> Hoje somos o povo eleito de Deus e Deus não permite que qualquer um venha contra o seu povo, tal como não permitiu que Balaque amaldiçoasse o povo de Deus.
>> Quando não queremos obedecer a Deus, Deus fará qualquer coisa para nos fazer ver a sua Palavra (seja por correcção, repreensão, etc.)
COMO APLICAR
Recomendamos ouvir o CD COMO DEUS FALA do Apóstolo Jorge Tadeu