Números 12:10-15
10 E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
11 Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado.
12 Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.
13 Clamou, pois, Moisés ao SENHOR, dizendo: O Deus, rogo-te que a cures.
14 E disse o SENHOR a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham.
15 Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã.
RESUMO

  1. Miriã e Arão acharam-se no direito de se pronunciar sobre o casamento de Moisés com uma não israelita, levando-os a questionar sobre a legitimidade de Moisés como o porta-voz de Deus, uma vez que Deus também já havia falado através de Arão e Miriã.
  2. Mas Deus declara que o status de Moisés é superior ao deles: Deus falava direta e imediatamente com Moisés.
    Ele era o líder escolhido.
  3. Miriã fica leprosa (ver. 10). Esta punição afeta apenas Miriã, mas é importante observar que Arão CONFESSA O PECADO DE AMBOS.
  4. Miriã depois recebeu a cura física por causa da Intercessão (oração incessante) de Moisés.
  5. A sua cura foi adiada para 7 dias, porque ela pecou ao desafiar a autoridade de Deus.
    Tal ato era considerado o mesmo cuspir no rosto de outra pessoa (ver. 14) que naquele tempo, significava uma humilhação muito grande.

CONCLUSÃO

>> Moisés falhou, e os seus irmãos desafiaram a autoridade que Deus tinha DADO a MOISÉS. Por causa disso, Miriã foi castigada.

>> Ao castigar Miriã, Deus não estava a aprovar o pecado de Moisés, mas sim a APROVAR A AUTORIDADE que Ele tinha colocado em Moisés.

>> Mas Miriã e Arão arrependeram-se e Moisés orou para que Deus curasse Miriã. E ainda assim, Deus curou Miriã, deixando-a sete dias isolada, para que “aprendesse a lição” e para que se obedecesse às leis acerca da praga da lepra que estão definidas em Levítico 13. (a pessoa com lepra teria que ficar isolada durante 7 dias para ser tratada e não se misturar com os restantes).

>> O liderado nunca pode corrigir o seu líder. Deus é quem julga e é Ele que institui as autoridades e as hierarquias.

>> Se por acaso você vir o seu líder falhar, não murmure nem desafie a autoridade. Cabe apenas a Deus julgar ou retirar as pessoas do seu posto quando Ele assim o achar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *