Êxodo 13
20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
21 E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.

RESUMO

1. Depois das pragas, o Faraó finalmente deixou o povo sair do Egipto. Passaram-se 430 anos deste a migração da família de Jacó (pai de José) até ao tempo do êxodo.
2. O povo entrega todos os primogénitos (animais) para serem santificados a Deus, como forma de gratidão.
3. Para o caminho, não seguiram pela terra dos filisteus, que seria o caminho mais direto para Canaã, a terra prometida, porque Filístia era fortemente guardada pelo Egipto.
4. Assim partiram de Sucote e acamparam em Etã, à entrada do deserto. Eles estão a ser guiados numa direção livre de resistência armada em outras terras.
5. O Senhor Deus era quem os conduzia – de dia com uma coluna de nuvem e de noite com uma coluna de fogo.

CONCLUSÃO

>> (ponto 3) – Por vezes o caminho mais fácil não é o mais correcto. Temos que deixar Deus dirigir as nossas vidas, conforme Ele quer (faça-se a Tua vontade).
>> A coluna de nuvem e a coluna de fogo eram manifestações da presença de Deus a guiar o povo e a PROTEGÊ-LO – a nuvem protegia-os do sol quente durante o dia e a coluna de fogo aquecia-os do frio do deserto.
>> Deus é o Deus da Providência.

COMO APLICAR

>> Faça também você a sua caminhada com Deus – saia do Egipto – do mundo – e faça a vontade de Deus, sabendo que Ele sempre o irá dirigir e suprir as suas necessidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *