Êxodo 14
2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar.

RESUMO

  1. Quando foi anunciado ao Faraó que o povo havia conseguido fugir, o coração dele se endureceu de novo e então resolveu perseguir o povo. 
  2. Os egípcios ficaram revoltados por Faraó ter deixado ir o povo (ver. 5)
  3. O Faraó tomou 600 carros especiais, mais todos os carros do Egipto e os seus capitães.
  4. A perseguição foi tão intensa, que quando o povo de Israel viu os cavalos, os carros, os cavaleiros e todo o exército a alcançarem-nos, muitos entraram em pânico e clamaram a Deus e perguntaram a Moisés porque é que ele os tirou do Egipto.
  5. Muitos disseram: era melhor servir os egípcios do que morrer no deserto.
  6. Moisés porém disse para ninguém temer, porque eles iriam ver o LIVRAMENTO do Senhor. – ver. 14 – “O Senhor pelejará por vós e vos calareis”.
  7. Deus então ordenou que Moisés levantasse a sua vara e o estende-se sobre o mar. Os filhos de Israel então passaram em terra seca, porque o mar se havia dividido em dois.
  8. Quando os egípcios passaram no meio do mar, as águas se fecharam e todos morreram afogados. – Crê-se que o fenómeno foi um Tsunami, porque antes de este acontecer, as águas recuam e depois formam as ondas gigantes.
  9. Assim Deus salvou Israel naquele dia e todo o povo viu a mão de Deus e creu n’Ele e em Moisés – o líder.

CONCLUSÃO

>> LIVRAMENTO – Este foi um grande livramento de Deus ao povo de Israel.
>> Moisés louvou a Deus pela sua presença, resgate, salvação e estabelecimento do seu povo a seguir à passagem no Mar Vermelho.
>> O povo israelita tinha 3 opções: render-se, lutar ou confiar em Deus, porque a água estava à sua frente e o Faraó e o seu exército atrás dele. 

COMO APLICAR

>> Passagem do Mar Vermelho – VER livro DE CONVERTIDO A DÍSCIPULO
>> O Mar Vermelho pode significar hoje os seus problemas, circunstâncias na sua vida. Mas Deus pode-lhe dar o LIVRAMENTO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *