I Samuel 6:19
19 E o SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do SENHOR; feriu do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o SENHOR fizera tão grande estrago entre o povo.

RESUMO
  1. Os falsos sacerdotes entre os Filisteus procuram decidir o que fazer com a Arca de Deus porque têm medo de mantê-la mais tempo.
  2. Decidem então colocar a Arca num carro novo, puxado por duas vacas.
  3. Deus guiou essas vacas de volta para Israel, para uma terra chamada Bete-Semes.
  4. As vacas puxaram o carro diretamente para o campo de um israelita chamado Josué e imediatamente fizeram um sacrifício ao Senhor.
  5. O Senhor teve que matar os homens de Bete-Semes pois espreitaram por curiosidade para dentro da Arca.
CONCLUSÃO

A Arca de Deus era uma grande caixa de madeira, coberta de ouro, e dentro dela havia as duas tábuas da Lei nas quais foram escritos os 10 mandamentos. Cobrindo a arca havia o propiciatório, feito de ouro puro, com dois querubins sobre ele. 

Para poderem olhar para dentro da Arca, eles precisaram levantar aquela tampa – o Propiciatório. Isso evidentemente iria expor os dez mandamentos. E por causa desse ato muitos morreram.

A Arca era o símbolo da Glória do Senhor. Os homens de Bete-Semes sofreram as consequências de terem feito um uso supersticioso da Arca sagrada.
Confiaram na “Arca” em vez de confiarem naquilo que ela simbolizava, ou seja, no próprio Deus.
Profanaram a presença de Deus quando olharam para a Arca como algo mágico em vez de verem nela a Presença do próprio Deus.

O que vemos nesta passagem é um aviso de Deus para nós hoje:

  • Não devemos levar as coisas de Deus levianamente
  • Devemos reverenciar a presença de Deus, a Glória de Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *