Juízes 15:19
19 Então Deus fendeu uma cavidade que estava na queixada; e saiu dela água, e bebeu; e recobrou o seu espírito e reanimou-se; por isso chamou aquele lugar: A fonte do que clama, que está em Leí até ao dia de hoje.
RESUMO
- Quem era Sansão?
– Foi um homem nazireu, filho de Manoá, nascido de mãe estéril (Juízes 13:2) e que liderou os israelitas contra os filisteus.
– Distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana, que era-lhe fornecida pelo Espírito do Senhor e deveria manter os seus cabelos longos.
– Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e derrubar uma grande construção (Juízes 14:6; 15:14; 16:23). - No episódio que está a ser retratado aqui, Sansão tinha sido capturado pelos filisteus e no momento em que estava amarrado, o Espírito de Deus se apoderou dele e as cordas que ele tinha tornaram-se como fios de linho queimados.
- Sansão então fere mil homens com a queixada de um jumento (osso fresco).
- Depois da luta, Sansão clama a Deus por água porque estava com muita sede.
- Como recompensa, Deus fende a queixada e dali sai água para Sansão matar a sua sede. (outras versões da Bíblia dizem que Deus fendeu uma caverna que estava em Leí e dali saiu água para Sansão beber).
CONCLUSÃO
>> COMPARATIVO – Água com … (vida)
>> Assim como Deus foi com Sansão e lhe deu força, também Ele nos dá força – mas não física.
Porque hoje a nossa luta não é contra a carne e o sangue – mas sim contra hostes espirituais.
>> Eles nos dá poder para derrotarmos os inimigos de Deus através de:
- Nome de Jesus
- Poder e Autoridade
- Sangue de Jesus
- Armadura de Deus (Efésios 6)
>> No final do ministério de Sansão, a sua fraqueza moral levou-o à destruição. Daí a importância de nos mantermos sempre focados no nosso objectivo e de nunca descurarmos a Comunhão com Deus.